quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ensaio sobre “La Scapigliata”

































Datada de 1508, “La Scapigliata” ou no português “Cabeça de Mulher”, tornou-se uma das obras mais perfeitas e inacabadas de Leonardo da Vinci: um desenho sobre madeira. Percebam o marrom característico.
                            
Nela podemos notar traços suaves contornando a beleza feminina. É lírico e romântico dizer, que a “La Scapigliata” é embutido de uma forte intertextualidade da época, onde se vem inserida num período no qual o movimento do Renascimento e seus ideais iluministas, provocavam as diversos artistas a se inovarem.

Isso não seria diferente com os pintores, e nem com Leonardo da Vinci, que procurava a cada obra, o alto grau de perfeição, um perfeccionista por excelência.

A meu ver, “La Scapigliata” é um esboço continuado da clássica “Mona Lisa” de 1503. A principal distinção é que na “Mona Lisa”, temos um rosto multifacetado de interpretações, tipo: a Mona Lisa está sorrindo, está triste? Diferente quando observamos “La Scapigliata” e percebemos que é um desenho com uma única direção: instigar o público a contemplar a estética de criação daquela simples obra inovadora.

(Carlos André)

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