Datada de 1508, “La
Scapigliata” ou no português “Cabeça de Mulher”, tornou-se uma das obras mais
perfeitas e inacabadas de Leonardo da Vinci: um desenho sobre madeira. Percebam
o marrom característico.
Nela podemos notar traços
suaves contornando a beleza feminina. É lírico e romântico dizer, que a “La
Scapigliata” é embutido de uma forte intertextualidade da época, onde se vem
inserida num período no qual o movimento do Renascimento e seus ideais iluministas,
provocavam as diversos artistas a se inovarem.
Isso não seria diferente com
os pintores, e nem com Leonardo da Vinci, que procurava a cada obra, o alto
grau de perfeição, um perfeccionista por excelência.
A meu ver, “La Scapigliata”
é um esboço continuado da clássica “Mona Lisa” de 1503. A principal distinção é
que na “Mona Lisa”, temos um rosto multifacetado de interpretações, tipo: a
Mona Lisa está sorrindo, está triste? Diferente quando observamos “La
Scapigliata” e percebemos que é um desenho com uma única direção: instigar o
público a contemplar a estética de criação daquela simples obra inovadora.
(Carlos André)
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