sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Poema - As Estrelas



As Estrelas

Estive pensando sobre a vida, na autodisciplina que nos determina
Temos talento pra fingir
Talento pra acordar
Talento pra sorrir quando não se sabe sorrir
Talento pra ser infeliz quando não se sabe ser feliz
Talento de magoar o próximo
Talento pra amar e se perder
Talento de encontrarmos o que perdemos
Talento de nem sempre termos uma opinião que nos faça diferentes
Temos talento de repetir o passado
Talento de abandonar as possibilidades
Talento de sermos alheios quando não avançamos ao máximo
Talento de acharmos o que na verdade não achamos
Pois se achamos realmente, é porque não achamos nada
Pra quem não saiba, achar não é opinião reformulada
Quando falo sobre o nada
É porque falo com toda experiência de não ter dito nada
Falar do nada não é fracasso
Fracasso é não dizer sobre nada, não tentar do nada
Sentir do nada um acontecimento
Sentir a sensação de que viemos a este mundo
Para completarmos uma ideia exposta e progredir
Sim! Esta é a nossa vez.

Repito! Quero ter talento de amar
E poder gritar isso ao mundo
Quero ter a noção do tempo
Talento de correr tal qual a criança que corre e não cansa
Não quero que me dê talento pra chorar
Quero chorar espontaneamente
Beber espontaneamente
Embriagar espontaneamente
Moderar espontaneamente
Quero me compreender espontaneamente
Pausar-me nos momentos de ternura
Quero escrever frases exageradas, diminutivas
Quero ter talento pra escrever o horror
Quero simplesmente ser desajustado para depois me ajustar
Difícil é pensar em ajustar para depois desajustar
Temos poucas escolhas quando não se sabe escolher as melhores
Ter talento pra enfrentar a morte
Talento de cientista!

Estive pensando sobre os escombros, o edifício e a construção
Estive pensando em não me arriscar quando eu não tiver talento
Mas se eu não arrisco, eu me rabisco no espaço
Estive pensando sobre as galáxias, os cometas, e meteoros
Planetas luminosos e os não luminosos
Estive visitando as estrelas!

(Autor: Carlos André)

Nenhum comentário:

Postar um comentário